LENDA DA ERVA MATE

LENDA DA ERVA MATE

Há muitos anos,uma grande tribo Guarani precisou partir para encontrar caça e terra fértil. O povo migrou, mas um velho índio ficou com sua filha mais jovem Yari que não teve coragem de abandonar sei pai….

Um dia, chegou ao velho rancho Guarani, um viajante estranho, com suas roupas coloridas e olhos azuis da cor do céu. O velho logo percebeu que o homem vinha de muito longe e precisava de um lugar para repousar. Yari foi buscar os melhores frutos da floresta, tudo era feito para que as horas que o estrangeiro passasse naquele rancho fossem agradáveis.

No dia seguinte, o viajante estava pronto para partir, dirigiu-se ao velho índio e lhe disse:

-Sua bondade merece ser recompensada, eu sou um mensageiro de Tupã, espirito do bem. Pede o que quiseres que eu lhe darei.

Nada mereço pelo que fiz, senhor. Respondeu o velho índio, mas gostaria de um companheiro para minha velhice, para que minha filha possa retornara tribo, se casar e ter sua própria família.

O mensageiro de Tupã sorriu. E em suas mãos brilhava um planta repleta de folhas verdes. o viajante entregou a planta ao velho e disse:

-Cultive essa planta e faça multiplicar. Depois faça chá de suas folhas e beba, suas foscas se renovarão e terá o companheiro que deseja. Esta erva trás em si a forca de Tupã. E Yari passara a ser conhecida como Caá-Yari a protetora dos ervais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *